Produção industrial tem alta de 0,3% em março, segundo IBGE

É o segundo mês seguido de resultados positivos. Ganhos, porém, não recuperam perda registrada no início de 2022, e indústria está abaixo do patamar pré-pandemia

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    A produção industrial brasileira teve em março alta de 0,3% em relação ao mês anterior, informou nesta terça-feira (3) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o setor encerra o primeiro trimestre com ganho de 0,3% sobre os três últimos meses de 2021.

    É o segundo mês seguido de resultados positivos. Em fevereiro, a alta da produção industrial foi de 0,7%. Os ganhos, porém, não recuperam a perda de 2% registrada em janeiro, e em março a indústria ficou 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

    Entre os fatores que dificultam a retomada do setor, estão a inflação e os juros altos no país. Em fevereiro, a invasão russa à Ucrânia trouxe novos desafios, afetando os preços de energia e petróleo e elevando os custos. Analistas consultados pela agência Reuters avaliam que o setor não deve apresentar recuperação consistente nos próximos meses.

    Em março, a maior influência positiva nos resultados da indústria foi a alta de 6,9% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias. Também contribuíram de forma positiva outros produtos químicos (7,8%), bebidas (6,4%) e máquinas e equipamentos (4,9%). Entre os desempenhos negativos, destaca-se a fabricação de produtos alimentícios, que teve contração de 1,7%.

    Para dar impulso à indústria, em fevereiro o governo federal reduziu as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 25% para todos os produtos, exceto o tabaco. No fim de abril, ampliou o corte para 35%. A medida passou a valer no dia 1º de maio.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.