Xiomara Zelaya toma posse como presidente de Honduras

Primeira mulher a assumir o governo do país estava ao lado do marido, Manuel Zelaya, deposto no golpe de 2009

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Xiomara Castro tomou posse como a primeira mulher presidente de Honduras nesta quinta-feira (27) diante de uma multidão, na capital hondurenha, Tegucigalpa, e com a presença de líderes internacionais como a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

    Ao lado dela, na cerimônia, estava o marido, Manuel Zelaya, deposto num golpe de Estado em 2009, além de outros parentes, entre os quais o sobrinho, José Manuel Zelaya, que assumiu como ministro da Defesa.

    Mapa de Honduras

    A chegada da esquerdista Xiomara ao poder foi antecedida pela eclosão, dois dias antes, de uma crise no Congresso. A faixa presidencial foi entregue a Xiomara por Luis Redondo, parlamentar que ela reconhece como sendo o novo presidente do Congresso. Porém, na terça-feira (25), uma ala dissidente do governismo havia escolhido outro nome, o de Jorge Cálix, para presidir a Casa.

    Em seu discurso de posse, Xiomara criticou o legado deixado pela administração anterior, do presidente Juan Orlando Hernández, de direita. Ela disse que a dívida externa hondurenha cresceu sete vezes nos dois mandatos seguidos de Orlando Hernández. Xiomara prometeu um pacote de reformas econômicas estruturais, sem dar detalhes ainda.

    Além de Kamala Harris, estiveram presentes o rei Felipe 6º da Espanha, a vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, e a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff. O governo do presidente Jair Bolsonaro não enviou representantes.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.