Morre o arquiteto paulista Ruy Ohtake aos 83 anos

Filho da artista plástica Tomie Ohtake e responsável por obras como o hotel Renaissance, em São Paulo, ele tinha um câncer de medula

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Morreu na manhã deste sábado (27), aos 83 anos, o arquiteto Ruy Ohtake, que assinou obras como o edifício do Instituto Tomie Ohtake e o hotel Renaissance, em São Paulo. Ele tinha um câncer de medula. O velório será em seu apartamento, em São Paulo, e ficará restrito a pessoas próximas, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

    Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy nasceu em São Paulo, em 1938, e formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo). Teve seu trabalho reconhecido por prêmios como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil.

    Concentrados na capital paulista, os projetos de Ruy são marcados pelo uso de linhas onduladas e, em alguns exemplos, de cores marcantes. Ele também é responsável pelo hotel Unique e equipamentos públicos como o Parque Ecológico do Tietê e o Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis.

    Em outras cidades, Ruy tem projetos como o Aquário do Pantanal, em Campo Grande (MS), o Parque Ecológico de Indaiatuba (SP), o Brasília Shopping, em Brasília (DF), o Estádio Walmir Campelo Bezerra, também na capital federal, e a Embaixada Brasileira em Tóquio.

    “Para Ruy, arquitetura era uma obra construída. E ele deixou uma quantidade muito grande de obras como legado”, disse seu irmão, o também arquiteto Ricardo Ohtake, ao jornal Folha de S. Paulo.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.