Dicionário Collins elege NFT como palavra do ano de 2021

Lista de palavras em inglês mais usadas traz termos relacionados com mundo digital, mudanças climáticas, pandemia e sociedade

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    O Dicionário Collins elegeu NFT, sigla para “non fungible tokens” (tokens não fungíveis, em tradução livre), como palavra do ano. Na lista que elenca os termos em inglês mais utilizados ao longo de 2021 estão palavras relacionadas ao mundo digital, mudanças climáticas, pandemia e sociedade.

    De acordo com o Collins, NFT foi eleita a palavra do ano porque seu uso aumentou 11 mil % em 2021. Os lexicógrafos do dicionário, que monitoram o conjunto composto de 4,5 bilhões de palavras para escolher a palavra do ano, afirmaram que NFT foi escolhida porque demonstra um “encontro único de arte, tecnologia e comércio” que “quebrou o ruído covid”. O NFT é um ativo financeiro digital, mas diferentemente do bitcoin, o NFT é uma unidade de medida financeira com valor único, indissociável do objeto. É uma espécie de lastro que confere autenticidade a algo que pode ser replicado milhões de vezes na internet.

    Outras palavras ligadas à tecnologia que compõem a lista do dicionário são “metaverso”, que diz respeito à criação de um ambiente virtual tridimensional, e “cripto”, abreviação de criptomoeda.

    As mudanças climáticas fizeram com que o termo “climate anxiety” (ou ansiedade climática, em tradução livre) também fosse adicionado na lista, que também conta com “cheugy”, adjetivo que é usado para caracterizar algo que está fora de moda, “regencycore”, substantivo que designa um estilo de roupa do período da regência britânica, e “neopronome”, termo utilizado para nomear pronomes que não designam gênero.

    A pandemia também causou impacto nos termos do dicionário. O adjetivo “double-vaxxed” (ou duplamente vacinado, em tradução livre) é utilizado para caracterizar alguém que já recebeu as duas doses do imunizante contra o coronavírus. “Trabalho híbrido” também foi adicionado à lista juntamente com “pingdêmico”, termo que se refere às notificações que o aplicativo do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra envia após o indivíduo ter estabelecido contato com alguém que testou positivo para covid-19.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.