Deputados americanos pedem que Biden puna Bolsonaro

Democratas querem que EUA usem sua influência para pressionar governo brasileiro a respeitar a democracia e os direitos humanos

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Um grupo de 62 deputados do Partido Democrata enviou na quinta-feira (14) uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, pedindo que ele tome atitudes para punir e se distanciar do governo do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

    No documento, os congressistas manifestam “profunda preocupação com a busca do presidente Jair Bolsonaro por políticas no Brasil que ameaçam o regime democrático, os direitos humanos, a saúde pública e o meio ambiente”. O grupo diz ainda que “o histórico deplorável de Bolsonaro no cargo exige uma revisão urgente das relações EUA-Brasil, com foco na identificação de ajustes potenciais no relacionamento que poderiam fornecer uma alavanca para incentivar um comportamento menos prejudicial”.

    Os congressistas pedem que Biden retire do Brasil o status de aliado extra-Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), conferido ao governo Bolsonaro em 2019, pelo então presidente americano, o republicano Donald Trump. Na prática, esse status dá acesso a material bélico americano de segunda mão a preços mais baixos. Politicamente, é um sinal de status.

    O grupo de signatários é representativo, pois corresponde a mais de um quarto da bancada democrata na Câmara dos Deputados. O líder da iniciativa é Hank Johnson, da Geórgia. Assina o documento, entre outros, Alexandra Ocasio-Cortez, estrela da nova geração da esquerda americana.

    Essa não é a primeira vez que parlamentares democratas enviam cartas a Biden pedindo que ele reveja a relação dos EUA com o governo Bolsonaro. Em abril, um grupo de 15 senadores democratas pediram que Biden condicionasse ajuda ao Brasil na área ambiental a uma redução substantiva no desmatamento.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.