‘Deserto Particular’ é aposta do Brasil para o Oscar 2022

Academia Brasileira de Cinema escolhe obra de Aly Muritiba para disputar vaga na lista dos indicados a melhor filme estrangeiro

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta sexta-feira (15) que o filme “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, será o candidato do Brasil para concorrer ao Oscar de melhor filme internacional em 2022. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo prêmio, irá anunciar os indicados de cada categoria em 8 de fevereiro.

    A última vez que um filme brasileiro foi indicado na categoria das produções estrangeiras foi com “Central do Brasil”, de 1998. Antes disso, já tinham concorrido “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho” e “O que É Isso, Companheiro?”. Em 2020, o documentário “Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz, foi o escolhido da Academia Brasileira, mas acabou não ficando entre os indicados.

    Na disputa nacional vencida por “Deserto Particular”, estavam também os filmes “7 Prisioneiros”, “A Nuvem Rosa”, “A Última Floresta”, “Cabeça de Nêgo”, “Callado”, “Carro Rei”, “Cavalo”, “Doutor Gama”, “Limiar”, “Medida Provisória”, “Meu Nome É Bagdá”, “Por que Você Não Chora?”, “Selvagem” e “Um Dia com Jerusa”. A escolha foi feita por uma comissão formada por profissionais do setor.

    “Deserto Particular”, que tem estreia marcada para o dia 18 de novembro, conta a história de Daniel, um policial de Curitiba afastado das funções, com uma vida infeliz, que decide partir em direção ao sertão baiano à procura de Sara, uma mulher com quem ele conversa em aplicativos de mensagem.

    O filme já foi exibido no último Festival de Veneza e integra a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa na semana do dia 17 de outubro. No dia 21 de dezembro, a Academia de Hollywood deverá anunciar sua lista de pré-selecionados, para enfim anunciar os indicados em 8 de fevereiro. A premiação será realizada em 27 de março de 2022.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.