Taxa de contágio no Brasil é a menor desde o início da pandemia

Índice mensurado pelo Imperial College de Londres atingiu o patamar mais baixo desde o início das medições em abril de 2020, indicando recuo da covid. A diminuição está relacionada com o aumento do número de pessoas imunizadas

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Temas

    A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil atingiu nesta semana o menor patamar desde abril de 2020, quando começou a ser mensurada pelo Imperial College de Londres. O índice foi atualizado na segunda-feira (11) e está em 0,60.

    Na prática, o número significa que 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. A margem de erro varia para 0,79 e 0,24. Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 79 ou 24, respectivamente.

    A medição, realizada semanalmente, é importante por traduzir o potencial de propagação da doença. Se o índice for maior que 1, cada infectado a transmite para mais de uma pessoa, fazendo com que a enfermidade avance. Do mesmo modo, um número menor do que 1 indica um recuo da doença. No pico da segunda onda no país, em meados de março de 2021, o índice chegou a 1,38.

    O número mais próximo da taxa atual havia sido verificado em novembro de 2020, quando atingiu o patamar de 0,68. Naquela semana, no entanto, houve um apagão de dados do Ministério da Saúde, o que atrasou o registro de casos e óbitos causados por covid-19.

    A queda do indicador deve-se ao avanço da vacinação no país. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa 46,72% da população brasileira está imunizada com duas doses ou dose única.

    Continue no tema:

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.