Editora lança coleção completa de Horácio, de Mauricio de Sousa

Histórias do dinossauro são as únicas desenhadas e escritas exclusivamente pelo quadrinista e escritor

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Temas

    A editora Pipoca & Nanquim anunciou neste domingo (1º) que publicará uma coleção exclusiva que reúne todas as histórias do dinossauro Horário, personagem de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. As histórias de Horácio são as únicas exclusivamente escritas e desenhadas por Mauricio, e foram originalmente publicadas nos suplementos infantis Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo, e Estadinho, do jornal O Estado de S.Paulo. As publicações dos tabloides começaram em 1963 e continuaram por mais três décadas até 1992.

    Agora, essas histórias voltam a ganhar vida na coleção de quatro volumes, com mais de 300 páginas cada. Histórias ainda inéditas também devem aparecer nos livros. A organização da publicação foi feita por Sidney Gusman, editor dos livros da Mauricio de Sousa Produções. Em publicação em sua conta no instagram, Sidney afirmou que compilar a obra mais autoral do Pai da Turma da Mônica numa coleção absolutamente definitiva é uma alegria imensurável.

    A coleção também foi comemorada por Daniel Lopes, Bruno Zago e Alexandre Callari, da Pipoca & Nanquim, no vídeo de anúncio publicado no canal da editora no Youtube. Eles afirmam que esse é o maior projeto da editora até o momento. Os fãs de Mauricio de Sousa também vibraram nas redes sociais.

    A euforia em torno da publicação é justificada, já que o dinossauro Horácio é, de fato, o personagem mais autoral de Mauricio. O próprio autor chegou a dizer na CCXP (Comic Con Experience) de 2019 que Horácio é seu alter ego. Por isso que até hoje eu escrevo e desenho o Horácio sozinho. Eu não consegui passar para a equipe, eu tentei, afirmou. É através do personagem desse dinossauro órfão que Mauricio consegue filosofar e expressar suas opiniões.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.