Em foguete sem piloto, Bezos faz viagem espacial histórica

Fundador da Amazon e mais três pessoas retornaram à Terra após primeiro voo espacial tripulado totalmente automatizado

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

Homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, Jeff Bezos retornou à Terra em segurança nesta terça-feira (20) após participar do primeiro voo tripulado da sua empresa de turismo espacial, a Blue Origin, à borda do espaço. O foguete New Shephard decolou às 10h12 (horário de Brasília) e os tripulantes aterrissaram em uma cápsula às 10h22, em um deserto no oeste do Texas, nos Estados Unidos.

Estavam também a bordo o irmão de Jeff Bezos, Mark Bezos, e as pessoas mais velha e mais nova que já viajaram ao espaço: Wally Funk, de 82 anos, e Oliver Daeman, de 18 anos. Funk é uma aviadora pioneira que, em 1961, passou por testes e treinamentos da Nasa (agência espacial americana) para se tornar astronauta, mas nunca tinha voado para fora da Terra. Daeman é um jovem estudante de pilotagem.

O foguete da Blue Origin não tinha um piloto no comando — foi a primeira viagem espacial totalmente automatizada. O voo foi suborbital, ou seja, a nave cruzou o limite considerado pela Nasa como o “início” do espaço, mas não alcançou a velocidade necessária para entrar na órbita terrestre. Os tripulantes tiveram cerca de quatro minutos de gravidade zero antes de voltarem à Terra.

“Melhor dia de todos os tempos!”, comemorou Jeff Bezos após a aterrissagem. Seu voo foi mais um marco na corrida de bilionários pelo novo mercado do turismo espacial. Nove dias antes de Bezos, o britânico Richard Branson se tornou o primeiro bilionário a ir ao espaço, acompanhado de outros três tripulantes e dois pilotos em foguete da sua empresa Virgin Galactic, concorrente da Blue Origin.

Além de Branson e Bezos, faz parte da corrida espacial comercial o empresário Elon Musk, que comanda a SpaceX, primeira empresa privada a realizar o lançamento de um foguete tripulado para a Estação Espacial Internacional. A companhia aposta em voos orbitais, que vão além da altitude alcançada pelas espaçonaves de Bezos e Branson.

Continue no tema

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.