Datena diz que vai se filiar ao PSL, que mira Planalto em 2022

Ex-partido de Bolsonaro vê apresentador de TV como caminho para voltar a disputar a Presidência da República

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    O apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena pretende se filiar ao PSL. Ele jantou na segunda-feira (28) com o deputado federal Luciano Bivar (PP), presidente do partido. Também estavam no encontro os deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

    “Ele [Datena] disse que já se considera um filiado ao PSL”, disse Bivar em comunicado à imprensa. Datena afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que a Presidência em 2022 está no horizonte. Uma eventual candidatura ao governo paulista ou ao Senado também estão em negociação.

    O apresentador de TV já foi filiado a cinco partidos políticos: PT, PP, PRP, DEM e MDB. Ele chegou a cogitar se lançar candidato à prefeitura de São Paulo em 2016, mas acabou desistindo. Já o PSL era um partido pequeno até abrigar Jair Bolsonaro e seus aliados de extrema direita nas eleições de 2018. Em confllito com Bivar, o presidente abandonou a legenda já no ano seguinte.

    Turbinado por um grande volume de dinheiro dos fundos partidário e eleitoral por causa do aumento da bancada na Câmara dos Deputados, resultado obtido na esteira do bolsonarismo, o PSL teve um desempenho fraco nas eleições municipais de 2020.

    Continue no tema

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.