Uma editoria do Nexo dedicada a pensar futuros possíveis a partir de temas que são chave para transformar o Brasil e o mundo.

Como a IA ajudou a decifrar pergaminhos carbonizados

Documento queimado pela erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C., teve sua primeira palavra decodificada por estudante de computação de 21 anos

    No ano de 79 d.C., a erupção do Monte Vesúvio foi responsável por dizimar a cidade italiana de Herculano. Por estar na base do vulcão, os efeitos foram muito maiores do que em Pompeia, historicamente mais conhecida. As altas temperaturas das cinzas e da lava vulcânica deixaram muitas estruturas praticamente intactas no local, semelhante a uma mumificação.

    Esse processo foi o que permitiu a Luke Farritor, um estudante de ciência da computação de 21 anos, anunciar em outubro de 2023 que decifrou a primeira palavra de um papiro de mais de 2.000 anos, guardado em uma biblioteca na vila atingida. Com o uso de Inteligência Artificial, o americano decifrou o termo “porphyras”, que significa roxo em grego antigo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    ACESSO LIVRE

    ponto. futuro

    Receba toda semana os conteúdos publicados na editoria e mais sugestões de leitura

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Termos de Serviço Google se aplicam.

    NAVEGUE POR TEMAS

    Em alta