Qual a história e a importância de Kaliningrado para a Rússia

Lituânia restringe acesso ferroviário ao enclave russo no Mar Báltico e Moscou reage com novas ameaças de escalada do conflito na Europa

    O governo da Lituânia começou a bloquear parcialmente, no dia 18 de junho, o trânsito ferroviário entre a Rússia e Kaliningrado, que é um enclave, uma pequena possessão naval que os russos têm longe de seu território, no Mar Báltico.

    Kaliningrado possui uma base militar estratégica para a Rússia e só pode ser acessada por via terrestre, através do território de Belarus, aliado incondicional de Moscou. O deslocamento até a área passa por uma linha de 103 km entre a Polônia e a Lituânia, dois países-membros da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.