Quais as brechas legais para o garimpo no Brasil

Exploração mineral avançou no governo Bolsonaro e pode ganhar um novo impulso com projeto de lei que pretende criar um novo Código de Mineração

Um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira (8) um projeto de lei que, impulsionado por parlamentares ligados ao setor de exploração mineral, pretende criar um novo Código de Mineração para o Brasil, com regras tanto para grandes mineradoras quanto para garimpeiros.

O avanço do projeto acontece num momento de alta do preço do ouro no mercado internacional e sob um governo que, a pretexto de garantir oportunidade de trabalho e renda à população da Amazônia, têm desmontado as estruturas de fiscalização ambiental, liberando terreno para uma nova corrida de garimpeiros na floresta. Os deputados discutem se o texto, caso aprovado pelo grupo de trabalho, poderá ser levado direto ao plenário, algo que a oposição contesta.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.