Lula na Justiça: as absolvições, as anulações e as ações em curso

Ano de 2021 marca uma reviravolta na situação jurídica do ex-presidente. Com direitos políticos retomados, petista lidera pesquisas para as eleições de 2022

    O ano de 2021 marca uma reviravolta na situação jurídica e política de Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente por dois mandatos consecutivos e principal cabo eleitoral de sua sucessora, Dilma Rousseff, também com duas vitórias consecutivas, o petista viu sua popularidade ser abalada com a Lava Jato, operação anticorrupção que revelou desvios na Petrobras, maior estatal do país.

    Lula foi condenado em dois processos por corrupção e lavagem de dinheiro, acusado de receber benefícios ilegais de empreiteiras que mantinham negócios com a estatal de petróleo. A condenação no caso tríplex de Guarujá levou o petista para a cadeia em 2018 por 580 dias. Ele acabou impedido de disputar as eleições daquele mesmo ano por causa da Lei da Ficha Limpa.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.