Como o futebol reacende a tensão entre Rússia e Ucrânia

Uniforme da seleção ucraniana traz mapa e frases vistas como provocação por Moscou, em disputa que envolve o território da Crimeia

    A seleção de futebol da Ucrânia usará em seu uniforme, durante o campeonato europeu, um mapa em relevo que inclui a Crimeia, território ucraniano que foi anexado pela Rússia em 2014 sob desaprovação internacional.

    O novo uniforme foi apresentado no dia 6 de junho por Andrii Pavelko, chefe da Associação de Futebol da Ucrânia, o equivalente local à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No lançamento, o dirigente adotou tom de provocação: “Acreditamos que a silhueta da Ucrânia dará força aos jogadores, pois eles lutarão pela Ucrânia. Toda a Ucrânia, de Sebastopol a Simferopol, de Donetsk e Lugansk a Uzhgorod, os apoiará em todos os jogos.”

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.