O artista que cria capas de autobiografias de anônimos

Designer canadense pede a seguidores o título que descreve suas vidas e mostra como eles ficariam na frente de livros

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. Este conteúdo é exclusivo para nossos assinantes e está com acesso livre como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Apoie nosso jornalismo. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    “Todo mundo tem uma história”, diz o artista e designer canadense Steven St. Pierre.

    Partindo desta premissa, St. Pierre iniciou, em março de 2021, o projeto “Jacket required” (Capa requisitada, em livre tradução). Nele, ele desenha a capa do que seria a autobiografia de anônimos – no caso, o seu público.

    Por meio de um formulário – que pode ser preenchido por qualquer pessoa – o designer desenvolve as ideias de capa. Para enviar sua sugestão, basta mandar o nome completo, e-mail e o título do seu suposto livro, em inglês.

    St. Pierre seleciona os formulários agraciados com base em criatividade. Segundo ele, os títulos mais engraçados costumam ser os vencedores. “Eu fiz um chamado ‘Nada faz sentido e eu até parei de tentar abacaxizar’ e minha cabeça explodiu quando eu li”, afirmou ao site CBC.

    Os resultados são publicados no site do designer. Nove capas já foram publicadas, e ele não sabe quantas mais vai fazer, já que o projeto tem ganhado visibilidade nas redes e tem sido divertido – o que era a ideia inicial. “Eu queria me apaixonar pelo design novamente, de certa forma”, disse, na mesma entrevista.

    As capas trazem os títulos dos livros, o nome dos “autores” e imagens – fotos e desenhos – que têm relação com as supostas obras.

    “Acho ótimo poder fazer pequenos projetos como esse, que trazem alguma alegria para a vida das pessoas”, afirmou.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.