Um podcast para imergir na mitologia grega

Idealizado por Cláudio Moreno, ‘Noites gregas’ aborda diversos aspectos mitológicos em episódios quinzenais

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. Este conteúdo é exclusivo para nossos assinantes e está com acesso livre como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Apoie nosso jornalismo. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Explorar as muitas facetas da mitologia grega. Essa é a proposta do podcast Noites gregas, lançado em 2020 pelo gaúcho Cláudio Moreno, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, licenciado em Língua e Literatura Gregas.

    A cada episódio – lançados quinzenalmente – , Moreno aborda um aspecto da mitologia grega: do próprio conceito dos deuses à variedade de nomes que cada um deles carrega consigo. Ele se dedica também a capítulos inteiros para deuses específicos, como Hades, senhor do submundo, e Afrodite, deusa do amor.

    Os episódios têm cerca de 30 minutos cada e estão disponíveis nos principais agregadores de podcast.

    O acesso ao programa é gratuito, mas Moreno oferece uma modalidade paga aos interessados. Com mensalidades de R$ 20 ou R$ 40, os apoiadores recebem materiais exclusivos a cada episódios – textos, vídeos e outros conteúdos – que aprofundam o que foi abordado, e podem contatar o professor por WhatsApp para tirar dúvidas. Na modalidade mais cara, há também acesso a um curso sobre a representação mitológica na história da arte.

    Cláudio Moreno é autor dos livros Tróia: O romance de uma guerra”, “Um rio que vem da Grécia”, “100 lições para viver melhor: histórias da Grécia Antiga” e “Noites gregas”.

    Interesse moderno em mitos antigos

    Para Cláudio Moreno, a mitologia grega segue fascinando porque seus deuses trazem consigo aparência e sentimentos humanos, gerando uma identificação. “Eles são como nós, mas ao mesmo tempo não são”, diz no primeiro episódio do podcast.

    As mitologias grega e romana formam a chamada mitologia clássica. Mitos, lendas e folclores são parte essencial da formação de toda cultura, e servem também como uma lente de aumento para que gerações posteriores entendam os processos religiosos e simbólicos pelos quais as civilizações passaram – e, neste caso, boa parte da Europa.

    A maior parte dos registros da mitologia grega estão nos poemas épicos “A Ilíada" e “A Odisseia”, ambos escritos por Homero, autor cuja própria existência é questionada por estudiosos contemporâneos.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.