7 pontos-chave sobre os cuidados após a vacinação

O ‘Nexo’ lista perguntas e responde dúvidas recorrentes acerca da imunização contra a covid-19

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. Este conteúdo é exclusivo para nossos assinantes e está com acesso livre como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Apoie nosso jornalismo. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

Casos recentes, como a morte de Agnaldo Timóteo e a infecção do presidente da Argentina, Alberto Fernandez, têm levantado dúvidas sobre como funcionam os efeitos das vacinas contra a covid-19 e quais cuidados ainda são necessários após a aplicação. Abaixo, o Nexo responde a sete perguntas sobre o tema.

Eu posso adoecer depois de tomar a vacina contra a covid-19?

Sim. Caso você seja exposto ao vírus antes do corpo criar a imunidade, é possível que sinta sintomas da covid-19. Dada a eficácia da vacina, casos de contaminação após as duas doses podem apresentar sintomas leves. Os dados da Coronavac, vacina mais usada no Brasil, garantem que 100% daqueles que receberam o imunizante não vão morrer e nem desenvolver um quadro grave. Desses, 22% poderão apresentar sintomas leves da doença.

O que devo fazer no intervalo entre uma dose e outra?

Entre uma dose e outra, deve-se continuar mantendo as medidas de isolamento e distanciamento social, além do uso de máscaras. Nesse período, os anticorpos neutralizantes, que impedem a entrada do vírus nas células, ainda estão se formando dentro do organismo.

Quanto tempo a vacina demora para fazer efeito?

Cada organismo é diferente e tem seu próprio ritmo. Mas, em geral, a imunização se dá cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina (ou da primeira e única, no caso da Janssen). Esse é o tempo para o corpo terminar de criar os anticorpos neutralizantes.

Eu posso transmitir covid mesmo estando vacinado?

Na maioria das vacinas, ainda não há estudo conclusivo para essa questão. As exceções são as vacinas americanas da Pfizer e da Moderna, que já realizaram estudos que mostraram que elas são eficazes em barrar a transmissão por parte de vacinados. Enquanto esses estudos não chegam, é essencial manter medidas de isolamento e distanciamento social e uso de máscaras, até que essas questões sejam respondidas.

O que posso fazer depois de tomar a vacina?

Em março, o Centro de Controle de Doenças dos EUA publicou um guia para aqueles que receberam as duas doses da vacina e esperaram o período de duas semanas até a imunização. Essas pessoas podem visitar pessoas que não estão nos grupos de risco dispensando o uso de máscara e distanciamento, além de viajar nacionalmente e internacionalmente sem realizar testes e quarentenas. Vale ressaltar que os EUA estão usando as vacinas Pfizer e Moderna, que comprovadamente barram a transmissão. Conforme uma parcela maior da população for vacinada, novas possibilidades serão abertas.

Depois de tomar a vacina estarei imunizado para sempre?

Cientistas ainda não sabem a resposta para essa pergunta, porém, há indícios de que será necessário tomar reforços da vacina sazonalmente, assim como já acontece com a gripe. O tempo deve variar de vacina para vacina. Por isso, estudos estão sendo realizados para entender essa necessidade.

Quando o país vai poder retomar uma vida normal?

Não dá para saber por ora. Depende da aplicação dos imunizantes na população. A estimativa é que uma certa normalidade possa ser retomada quando cerca de 80% da população tiver sido imunizada. A volta da vida normal também depende de medidas de isolamento social para impedir que novas variantes, que podem ser resistentes à vacina, apareçam. As principais variantes que apareceram no Brasil em 2021, como a P.1, conseguem ser neutralizadas pela vacina.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.