O que é o Portal da Transparência. E quais as suas funções

Após interesse em despesas do governo federal com alimentos, site ficou fora do ar. O ‘Nexo’ conversou com Fernanda Campagnucci, da Open Knowledge Brasil, sobre a importância de acompanhar gastos públicos

    O Portal da Transparência do governo federal ficou fora do ar entre a noite de terça-feira (26) e a manhã da quarta-feira (27). Isso ocorreu após as compras de alimentos pelo governo federal se tornarem assunto de conversas acaloradas nas redes sociais.

    Os dados vieram à tona numa reportagem publicada pelo site Metrópoles. O texto mostrou que o Executivo federal gastou R$ 1,8 bilhão em alimentos em 2020 – um aumento de 20% em relação a 2019 (não é apontado se esse crescimento é corrigido pela inflação ou não – a inflação de alimentos em 2020 foi de 14,1%). Os gastos incluem R$ 15,6 milhões em leite condensado, além de outros valores gastos com produtos como vinho, alfafa, bombons e gomas de mascar.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.