Arquitetura e obras de arte: faça um tour virtual pelo Capitólio

Edifício em Washington invadido por trumpistas em janeiro de 2021 é símbolo da democracia americana

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Palco de uma invasão encampada por apoiadores do ex-presidente Donald Trump em 6 de janeiro de 2021, o Capitólio é a sede do Congresso americano. Localizado em Washington, é um dos símbolos arquitetônicos da democracia dos EUA. Para que mais pessoas possam conhecer a história e as instalações do edifício, a The Architect of the Capitol – entidade responsável pela manutenção e preservação do Capitólio – oferece em seu site uma série de atividades gratuitas.

    Dentre elas está um tour virtual em vídeo. Gravado em abril de 2020 e com áudio em inglês, o tour percorre alguns dos ambientes do Capitólio tais quais a famosa cúpula de aproximadamente 68 metros de altura e a sala National Statuary Hall, aposento que serviu como local de reunião da Câmara dos Deputados até 1857 e hoje abriga uma coleção de estátuas de cidadãos americanos ilustres.

    Ao percorrer as instalações, o vídeo também apresenta algumas das inúmeras obras de arte localizadas no interior do edifício e reúne curiosidades de pessoas notáveis na história dos EUA que frequentaram o Capitólio, incluindo Martin Luther King e George Washington. Veja abaixo:

    O site da The Architect of the Capitol também oferece atividades lúdicas e educativas para que estudantes possam conhecer as instalações e a história do edifício virtualmente. A página destaca que essas iniciativas podem contribuir para a adaptação das famílias e das crianças e jovens em idade escolar ao ensino a distância, imposto pela pandemia do novo coronavírus.

    As atividades, em inglês, são divididas conforme a faixa etária dos estudantes e estão agrupadas por níveis de ensino: infantil, fundamental e médio. Eles compreendem jogos, como caça-palavras, séries em vídeo, e planos de aula contendo questões para guiar os estudos.

    Além disso, há ainda tours virtuais e exposições online do Jardim Botânico dos EUA, localizado nos arredores do Capitólio, e uma série em podcast que reúne histórias de personagens femininas retratadas em obras de arte do interior do edifício.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.