O projeto para tornar Paris uma ‘cidade de 15 minutos’

Conceito de planejamento urbano ajudou na reeleição da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, e defende hiperproximidade entre moradia e diferentes atividades

    Ter acesso a todos serviços básicos, trabalho e lazer a uma distância de 15 minutos a pé do lugar onde se mora. A visão, defendida pelo professor franco-colombiano Carlos Moreno, da Universidade de Sorbonne, está na pauta da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Com o nome de “cidade de 15 minutos”, “cidade inteligente ” ou “cidade do futuro”, a ideia é considerada uma tendência no planejamento urbano.

    No seu primeiro mandato na capital francesa, Hidalgo limitou a circulação de carros, ampliou as ciclovias e abriu mais ruas para pedestres. Na campanha pela reeleição que a levou à vitória em julho de 2020, apresentou como proposta a ideia de Moreno, que defende o conceito desde 2008 e se tornava conselheiro de mobilidade de Paris em 2015.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.