Um catálogo interativo da biodiversidade colombiana

Iniciativa do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade na Colômbia compila e oferece informações sobre a variedade de espécies animais e vegetais de um dos países mais biodiversos do mundo

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. Este conteúdo é exclusivo para nossos assinantes e está com acesso livre como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Apoie nosso jornalismo. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

A Colômbia é um dos países com maior biodiversidade do mundo, num ranking liderado pelo Brasil. Ambos têm em grande parte de seus territórios a Amazônia.

Para compilar e fornecer aos cidadãos e pesquisadores informações precisas sobre a diversidade biológica do país, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade na Colômbia, órgão que integra o Sistema Nacional Ambiental do governo colombiano, em parceria com instituições públicas e privadas, encampa desde 2018 uma força-tarefa para catalogar todas as espécies encontradas em seu território.

Apelidada de “Biodiversidade em dados”, a iniciativa identificou 58.312 espécies marinhas e terrestres no território colombiano. Dentre elas estão, por exemplo, 1.999 aves – o que torna a Colômbia o país com mais animais deste grupo catalogados –, 1.439 peixes de água doce e 520 mamíferos. Os dados são atualizados sempre que uma nova espécie é identificada.

Segundo informações do site da iniciativa, o projeto teve início porque os dados até então existentes sobre a biodiversidade na Colômbia eram imprecisos e de difícil acesso. Os responsáveis afirmam que o esforço contínuo de catalogação se justifica porque ainda não é possível saber ao certo quantas espécies habitam o território colombiano. De acordo com eles, o projeto é fundamental para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Para aqueles que desejem conhecer virtualmente a fauna e flora colombiana, o catálogo é dividido por grupos biológicos e, para cada espécie, há uma ficha contendo uma ilustração e informações detalhadas. Para alguns seres, há também arquivos multimídia associados – como fotos e clipes de áudio com seus sons característicos. A página também indica ao usuário quais foram as espécies mais recentes a serem catalogadas. As informações estão em espanhol.

Além de fornecer detalhes sobre plantas, animais, bactérias e fungos, a iniciativa também mapeia aqueles que estão ameaçados de extinção e os que são comercializados ilegalmente. Há ainda um mapa interativo da Colômbia, no qual o usuário pode conferir quais regiões do país abrigam maior biodiversidade.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.