Este site é um gigantesco arquivo público de tipografia

Acervo colaborativo traz informações e histórias das fontes gráficas mais usadas em logos, publicações, embalagens e objetos 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Ele está com acesso livre temporariamente como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

    Temas

    Um acervo público criado há uma década fornece informações e imagens sobre fontes que estão em todos os lugares, como na escrita de livros, revistas, outdoors, placas, objetos e embalagens. Em seus dez anos de existência, o Fonts in Use coletou e catalogou cerca de 17 mil designs, encaixados em pelo menos uma das mais de 12 mil famílias tipográficas (conjunto de fontes que possuem as mesmas características).

    O formato atual de apresentação da coleção conta com uma indexação por tipo de fonte, formato e período. As fotos e postagens no site, que é uma mistura de biblioteca com blog, destrincham características e trajetórias de cada fonte apresentada.

    Apoiados por fontes fornecidas pelo público, o Fonts in Use documenta e analisa o design gráfico de cada uma delas, o que ajuda a entender as diversas tipografias presentes no nosso cotidiano. O acervo também é fonte de referência e pesquisa para designers.

    Qualquer pessoa pode contribuir adicionando tipografias desconhecidas ao arquivo ou informações sobre designs que já estão no site. A partir da trajetória de cada fonte, o site consegue criar conexões que pareciam improváveis.

    Há posts, por exemplo, sobre o famoso logo da banda Ramones, criado por Arturo Vega. Os nomes dos integrantes do Ramones estão escritos em ITC Tiffany Medium. Também fazem uso da ITC Tiffany os títulos da série de TV de terror dos anos 1980 “Hammer House of Horror”. A fonte é baseada em outra chamada Rococo, que aparece na capa da primeira edição americana de “Se um viajante numa noite de inverno”, romance do escritor italiano Italo Calvino.

    Outras postagens no site celebram a fama de fontes como a Friz Quadrata, usada pela série “Law & order” durante 20 temporadas. A Friz Quadrata também é familiar para jogadores de Dungeons & Dragons, já que o título do jogo é escrito em uma versão modificada dessa fonte.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.