O podcast sobre maquiagem para pessoas cegas

Com acesso gratuito nas principais plataformas digitais, ‘Sentidos da beleza’ busca aproximar público com deficiência visual da autonomia e do autoconhecimento

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    O podcast “Sentidos da beleza”, apresentado pelo jornalista e maquiador profissional Tássio Santos, fala sobre maquiagem para pessoas cegas ou com baixa visão, com o objetivo de aproximar esse público da autonomia e do autoconhecimento.

    O projeto, que estreou nesta sexta-feira (20) nas principais plataformas digitais, busca dar um novo passo nos esforços contra o capacitismo — a discriminação contra pessoas que têm deficiência — e por mais inclusão na comunidade de beleza brasileira, nas palavras do apresentador.

    “Sou apaixonado por maquiagem. Mas sei que esse mundo pode ser pouco inclusivo, né? (...) Às vezes, a forma como esse universo funciona, tão visual e excludente, pode afastar vocês [que não enxergam] dessa prática tão bonita de embelezamento do corpo e autoconhecimento”

    Tássio Santos

    jornalista de beleza, maquiador profissional e apresentador do podcast ‘Sentidos da beleza’, lançado na sexta-feira (20)

    O primeiro episódio – “Como comprar maquiagem?” – discute os desafios que pessoas com deficiência visual enfrentam na hora de comprar cosméticos. As ativistas pela acessibilidade Ingrid Medina e Juliana Kubo falam dos obstáculos que lojas físicas e online impõem para pessoas que não enxergam e dão dicas para os consumidores e as marcas.

    Além de ajudar pessoas cegas e com baixa visão a se envolverem com o universo da maquiagem, o podcast busca dialogar com as empresas de cosméticos e com pessoas que não têm deficiência, mas que podem contribuir para um cotidiano mais inclusivo para todos. “Para uma transformação, precisamos da contribuição de todo mundo”, disse Santos no primeiro episódio.

    O apresentador ficou conhecido a partir de 2012, quando criou o projeto “Herdeira da beleza”, que traz dicas de maquiagem e reflexões sobre a questão racial na indústria da beleza. O canal do projeto no YouTube tem hoje 442 mil inscritos. Em seu site, Santos defende que “a busca pela valorização da estética negra é um complemento fundamental na luta antirracista”.

    O podcast “Sentidos da beleza” está disponível no Spotify e no SoundCloud com acesso gratuito. A primeira temporada do programa tem apoio do Bradesco. O projeto tem também um perfil no Instagram e grupo no Telegram, onde Santos afirma que deve trocar dicas e ouvir as experiências dos ouvintes.

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