O projeto que faz casca de laranja virar plástico biodegradável

Iniciativa leva 10 dias para transformar a fruta em película similar ao material. Pesquisa vai representar o Brasil em competição internacional de jovens cientistas

Foto: Divulgação/Orange is the New Plastic - 02.jul.2020
Mão com luva segura produto da casca da laranja contra a luz. Trata-se de um círculo alaranjado
Primeiro resultado com a casca da laranja obtido pelas cientistas em agosto de 2019

As estudantes brasileiras Kazue Nishi e Barbara Wingler, do Distrito Federal, vão representam o Brasil na Wice (World Invention Competition and Exhibition), uma competição internacional de invenções e inovação tecnológica realizada por uma organização de jovens cientistas. O evento vai ocorrer na Malásia entre 12 e 16 de setembro – mas de forma remota, devido à pandemia de covid-19.

No clube de ciências do Centro de Ensino Médio 2 do Gama, um colégio público, Nishi e Wingler desenvolveram um tipo de plástico biodegradável produzido a partir de casca de laranja. Nishi hoje está no terceiro ano do ensino médio; Wingler é estudante de biomedicina. No Twitter, em linguagem coloquial, elas divulgam a pesquisa de iniciação científica no perfil Orange is the new plastic(laranja é o novo plástico, em tradução literal).

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.