O projeto que reúne vivências do Complexo da Maré na pandemia

Iniciativa convida moradores da comunidade carioca a compartilhar textos e imagens sobre como a crise sanitária afeta suas vidas 

    Em todo o mundo projetos vêm tentando registrar as vivências da população durante a pandemia do novo coronavírus e o período de confinamento decorrente da crise sanitária.

    No Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, o projeto A Maré de Casa reúne textos e imagens enviados pelos moradores “sobre o que veem, ou o que não veem das suas janelas”. A iniciativa encoraja os quase 130 mil habitantes da região a contarem como a pandemia tem afetado suas vidas.

    No site do projeto, a seção “Da minha janela” reúne o material enviado pela comunidade. Todo mês, por votação popular, cinco pessoas têm seu texto ou foto destacado no site.

    Já na seção “Diários” estão registros dos cotidianos na quarentena de seis moradores pré-selecionados. São histórias como a de Christine Jones, que dá oficinas de fotografia em escolas da Maré. Ela conta que escutar música é uma atividade essencial e que pensa em estudar cinema, embora a ideia pareça para ela “um sonho distante”. Ou de Juliana Oliveira, que mistura “os clicks da câmera com a graduação em enfermagem pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)”.

    O projeto tem entre seus realizadores a ONG Redes da Maré, que atua no complexo de comunidades em projetos sociais e na mobilização pela implementação de políticas públicas em prol da região. A iniciativa também conta com a participação da People’s Palace Projects, ONG internacional que desenvolve projetos e programas em artes para a justiça social.

    Além do site, A Maré de Casa publica suas imagens em um perfil no Instagram.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante? x

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: