Os originais mais vistos da Netflix. E o que a lista revela

Filme de ação ‘Resgate’ teve a maior audiência no primeiro mês após o lançamento, alcançando um público de 99 milhões

    Temas

    A Netflix divulgou pela primeira vez na quarta-feira (15) uma lista com seus dez filmes originais mais populares. Filmes originais são aqueles produzidos pela própria plataforma, excluindo aqueles que são feitos por outros estúdios, mas que estão disponíveis nela. O campeão foi o longa de ação “Resgate” (2020), com audiência de 99 milhões nas quatro primeiras semanas após a estreia na plataforma.

    AUDIÊNCIA

    Gráfico em barra listando dez filmes e valores de audiência

    Líder global do mercado de streaming, o serviço tinha como política até recentemente manter seus dados de audiência em segredo, mas vem divulgando alguns números desde 2019. Os quatro filmes de maior sucesso, como observa uma reportagem publicada pela agência Bloomberg, são todos de ação ou thrillers estrelados por atores famosos – Chris Hemsworth em “Resgate”, Sandra Bullock em “Bird Box”, Mark Wahlberg em “Troco em dobro” e Ryan Reynolds em “Esquadrão 6”.

    Todos os originais da lista foram lançados entre 2018 e 2020. Cada novo original da plataforma tem um potencial maior de alcance já que que a empresa vem ampliando sua base de assinantes, que chegou a 182 milhões em abril de 2020.

    Atualmente, a empresa contabiliza como visualização um conteúdo assistido por pelo menos dois minutos por um usuário. Antes, era preciso ter assistido a pelo menos 70% de um filme ou episódio de série para contar nos dados de audiência.

    As séries ficaram de fora da lista, mas compõem uma parte importante da produção original da plataforma.

    Por que os dados são relevantes

    Além de seu ineditismo, a lista divulgada pela Netflix interessa porque dá pistas sobre o tipo de conteúdo original em que a plataforma deve investir no futuro. Os dados são um componente fundamental de sua estratégia de produção de conteúdo original.

    US$17 bilhões

    é o valor do investimento em conteúdo original pela Netflix previsto para 2020

    Os filmes que compõem o ranking também confirmam que a plataforma está ocupando o lugar dos estúdios na produção de gêneros cinematográficos (como ação, suspense e drama) que costumavam lotar as salas de cinema em décadas passadas, mas que deixaram de ser tão atraentes para os estúdios. Com isso, tanto novos talentos quanto produtores e diretores de sucesso em Hollywood passaram a lançar conteúdos na Netflix.

    Grandes estúdios americanos têm focado muito mais em filões como os filmes de super-heróis, em geral adaptados do universo dos quadrinhos, e franquias de animação.

    A fórmula (filme de gênero somado a uma celebridade de peso no papel principal) para o tipo de conteúdo que vai bem nas plataformas vai além da Netflix. “Greyhound: Na mira do inimigo” (2020), um thriller de guerra da AppleTV+ protagonizado por Tom Hanks, teve o fim de semana de lançamento mais bem-sucedido já registrado pela plataforma, segundo divulgou o site Deadline na terça-feira (14).

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: