Quais são as novas metrópoles brasileiras, segundo o IBGE

Pesquisa indica que o país passou a ter três novos centros urbanos principais no período entre 2008 a 2018

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil ganhou três novas metrópoles entre 2008 e 2018: Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Isso indica que estão entre os principais centros urbanos do país, aqueles com os maiores números de empresas e órgãos públicos e que atraem população de muitas outras cidades em busca de seus bens e serviços.

Elas passaram a integrar um grupo que, agora, tem 15 cidades. São Paulo, a maior delas, possui o status de grande metrópole nacional, enquanto Rio de Janeiro e Brasília compartilham o posto de metrópoles nacionais. As demais metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.