A cantora que transforma músicas pop em canções medievais

Em seu canal de YouTube, Hildegard von Blingin’ imagina hits da atualidade com instrumentos e letras do período da Idade Média

Temas

E se Lady Gaga tivesse vivido no norte da Inglaterra durante a Idade Média? E se Thom Yorke, vocalista do Radiohead, tivesse sido um bardo tocando numa taverna escocesa do século 11?

Essa é a premissa do canal de YouTube da cantora Hildegard von Blingin’, pseudônimo de uma musicista cuja identidade real é desconhecida.

Nos vídeos, ela transforma músicas pop contemporâneas em canções no estilo medieval.

A transformação não se limita ao som, repleto de alaúdes e cravos, instrumentos populares no período da Idade Média, mas também se faz presente nas letras.

No inglês contemporâneo, a tradução do pronome você é you. Porém, nas versões medievais, a cantora opta por thou – o equivalente ao vós em português, não mais usado pelos anglófonos.

A música “Creep”, lançada pelo Radiohead em 1992, foi transformada pela cantora:

“Bad romance”, lançada por Lady Gaga em 2009, também ganhou uma versão medieval:

O mesmo aconteceu com “Pumped up kicks”, single de 2010 da banda Foster the People.

Hildegard von Blingin’ começou a publicar suas versões no final de maio de 2020, e semanalmente traz novas músicas.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: