O canal de vídeo que te ensina a cozinhar como no século 19

Na atração ‘The Victorian way’, o público aprende técnicas usadas no Reino Unido da era Vitoriana

Temas

O canal de YouTube English Heritage tem como principal programa o quadro “The Victorian way” (O jeito Vitoriano). Nele, os espectadores aprendem receitas típicas do Reino Unido do século 19, período conhecido como era Vitoriana.

Os pratos são ensinados pela atriz Kathy Hipperson, que nos vídeos interpreta Avis Crocombe, figura histórica que serviu como governanta na casa Audley End, residência oficial dos barões da vila de Braybrooke até a década de 1940. O local serve, inclusive, como locação para os programas.

Entre as receitas ensinadas por Hipperson estão manteiga, sorvete, panquecas e macarrão com queijo. Todos os vídeos contam com legendas em português:

O programa é idealizado pela English Heritage, órgão do governo britânico de preservação histórica do Reino Unido, que tem como atividade principal o gerenciamento de prédios e sítios arqueológicos históricos, bem como a divulgação da história britânica.

A atração foi idealizada por Annie Gray, doutora em história da gastronomia pela Universidade de Liverpool. O programa começou a ser publicado em 2018 e segue com novos episódios sendo lançados quinzenalmente.

A era Vitoriana

A era Vitoriana começou em 1837 e se estendeu até 1901, compreendendo todo o reinado da rainha Vitória, tataravó da rainha Elizabeth 2ª.

O período vitoriano foi marcado por um grande desenvolvimento econômico, intelectual e cultural no Reino Unido.

Nessa época, os britânicos viveram a chamada pax britannica (paz britânica, em latim), uma sucessão de décadas após o fim das Guerras Napoleônicas nas quais o reino não se envolveu em conflitos e pôde ter prosperidade econômica ao controlar as principais rotas navais do mundo, dominando os mercados.

Foi durante a era Vitoriana que despontaram nomes como Charles Dickens (escritor, autor de “Um conto de natal”), Charles Darwin (biólogo, responsável pela formulação da Teoria da Evolução) e Karl Marx (filósofo alemão, autor do “Manifesto comunista”, morador de Londres por boa parte de sua vida).

A rainha Vitória morreu em 1901, de causas naturais, e foi sucedida por seu filho, Eduardo 7º, que teve um reinado breve, encerrado por sua morte decorrente de problemas cardiovasculares em 1910.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: