A plataforma de pôsteres que espalha positividade na pandemia

Artistas e aspirantes de todo o mundo podem submeter suas peças. Já foram publicadas obras de quase 30 países

    Temas

    As quarentenas ao redor do mundo aumentaram a conectividade. Más notícias relacionadas ao novo coronavírus chegam a todo momento, mas a internet também se tornou um refúgio psicológico para muitos dos que estão confinados em casa.

    Pensando nisso, os designers holandeses Max Lennarts e Menno de Bruijn decidiram criar a Stay Sane, Stay Safe (do inglês, “Fique são, fique seguro”). Trata-se de uma plataforma de pôsteres desenhados por artistas de todo o mundo. Não é preciso seguir uma tendência artística: a única condição é que elas promovam pensamentos positivos em meio à pandemia.

    A ideia surgiu depois que um amigo da dupla perguntou se eles tinham pôsteres que pudessem ser afixados nos corredores do hospital em que ele trabalhava. E, caso não tivessem, se poderiam criar algumas peças.

    Os dois designers, que trabalham no estúdio Lennarts and De Brujin, toparam de imediato e passaram a convidar outros colegas a fazer o mesmo. Em questão de dois dias, o projeto estava no ar, com submissões diárias dos mais variados artistas.

    Foto: Lennarts and De Brujin/Stay Sane, Stay Safe
    Fundo roxo, letras garrafais, "você nunca anda sozinho". Por cima de "anda", em grafite, escrevem "se cuida"
    Pôster de Lennarts and De Brujin

    As peças

    Artistas de quase 30 países já tiveram peças publicadas na página do projeto. O site soma mais de 190 pôsteres. Na barra de pesquisa, é possível selecionar um deles, e ver as obras daquele lugar.

    As técnicas empregadas são bastante diferentes. Muitas peças trazem mensagens escritas nas mais variadas fontes, como “achate a curva”, “fique calmo (mas lave a p***rra das mãos)” ou “você nunca se cuida sozinho”.

    Foto: Bryce Pepper/Stay Sane, Stay Safe
    Ilustração que remete ao Superhomem revelando o 'S' no peito. No lugar do 'S' está escrito "fique em casa"
    Pôster de Bryce Pepper
    Foto: Made by Johnnie/Stay Sane, Stay Safe
    Em branco e vermelho, mão, pente, casa de passarinho e borrifador. No meio das figuras, está escrito "achate a curva"
    Pôster de Made by Johnnie

    Para cada obra, estará disponível um botão para baixá-las gratuitamente: um versão para Instagram e outra em PDF, para impressão. Ao lado, há outro botão que redireciona para o site pessoal ou perfil do Instagram do artista.

    Os objetivos do projeto

    Quando Lennarts e De Brujin pensaram na plataforma, a proposta principal era a de receber, criar e compartilhar mensagens de inspiração e agradecimento, especialmente aos profissionais da saúde. A dupla espera que, conforme o projeto cresça e consiga financiamento, eles possam levar algumas dessas peças para dentro dos hospitais.

    Eles também esperam ajudar o setor criativo, bastante afetado pela paralisia das atividades, oferecendo um espaço onde artistas possam divulgar seus trabalhos. Não é necessário, no entanto, ser do ramo. Qualquer um pode apresentar seu trabalho na plataforma.

    “Um projeto de design coletivo como esse pode aproximar as pessoas, figurativamente falando, é claro. É sério, fiquem em casa”, afirmam os dois criadores.

    Foto: ZAVY/Stay Sane, Stay Safe
    Dizeres "casa" no topo da imagem. Seguindo para baixo, vários elementos compõem visualmente uma casa, com telhado
    Pôster de ZAVY

    Caso queira contribuir, é possível submeter seu trabalho na própria página do projeto.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante? x

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: