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O jogo online que explica a economia de uma fábrica

Lançado em 2013, game para computador e celular dá ao jogador a tarefa de criar um império de biscoitos de chocolate e assim ajuda a ensinar o funcionamento de empreendimentos

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Criado em 2013, o jogo “Cookie clicker” tem como objetivo mostrar o funcionamento econômico de uma fábrica.

O game, disponível gratuitamente para computador e celulares Android, parte da premissa de que o jogador vai fabricar biscoitos de chocolate. Para isso, é necessário clicar repetidas vezes no cookie presente no lado esquerdo da tela.

Cada clique gera um cookie e os biscoitos podem ser usados para comprar itens que automatizam o processo de produção: de plantações de cookies a minas repletas de biscoitos.

Nessa dinâmica, o jogador vai produzindo cada vez mais cookies e automatizando o processo, criando um império comercial de biscoitos. No meio do caminho, é possível vender parte dos itens de automação e ganhar mais cookies, o que aí permite a compra de outros itens, ainda mais eficientes na produção.

“Cookie clicker” foi desenvolvido pelo estúdio americano DashNat e, de tempos em tempos, os designers adicionam novas funcionalidades ao game.

Com a mecânica de produção, automatização e vendas, o jogador aprende conceitos básicos de oferta, demanda e capacidade produtiva, ideias que são peças fundamentais em qualquer processo industrial.

‘Universal paperclips’: um jogo igual, mas diferente

Em 2017, o programador americano Frank Lantz lançou o jogo “Universal paperclips”, que segue uma dinâmica parecida com a de “Cookie clicker”.

O game, disponível gratuitamente para computador, Android e iOS, coloca o jogador no papel de um fabricante de clipes de papel.

A ideia é a mesma: criar uma grande empresa, porém tendo de tomar decisões mais complexas no meio do processo.

Assim como em “Cookie clicker”, cada clique corresponde a uma unidade do produto. A diferença é que em “Universal paperclips” o jogador precisa controlar os estoques de matéria prima, o preço final de venda dos clipes e até mesmo campanhas de marketing.

Aumentar o preço dos clipes diminui o interesse dos consumidores. Abaixar o valor aumenta a procura, mas pode comprometer as contas da fábrica. Cabe ao jogador achar o balanço para que a economia do game fique saudável.

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