Ir direto ao conteúdo

8 canais online para ver shows de música de casa

Para conscientizar sobre medidas de contenção do coronavírus, artistas deixam os palcos e criam livestreams abertos na internet

Conforme shows e festivais são cancelados mundialmente no esforço para conter a disseminação do novo coronavírus, artistas que fazem performances ao vivo — músicos, em especial — têm percebido um impacto sensível na sua principal fonte de renda.

Dividida entre o aperto financeiro e a seriedade das orientações de distanciamento social, a classe artística tem buscado novas saídas para se conectar com o público. Frequentemente, isso tem passado por levar os shows ao vivo para outra plataforma: livestreams nas redes sociais.

Esse movimento, que começou com ações espontâneas de artistas individuais, logo se organizou em torno de grandes iniciativas voltadas à conscientização. O Nexo reuniu algumas delas abaixo:

Together at Home

A ONG internacional Global Citizen se uniu à OMS (Organização Mundial da Saúde) para promover uma série de shows de música ao vivo no Instagram, chamada de Together at Home (ou “Juntos em Casa”, em tradução livre). Na segunda-feira (16), Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay, fez a primeira performance em sua página pessoal. Desde então, outros nomes da música internacional também participaram, como os cantores John Legend e Charlie Puth, o ex-One Direction Niall Horan e o rapper Common. As gravações estão reunidas no canal da Global Citizen no YouTube.

Isolamento Acústico

O selo musical porto-alegrense Loop Discos começou na terça-feira (17) uma sequência de shows nas redes sociais, ao vivo todos os dias às 22h, até 9 de abril. Já estão confirmados o vocalista da banda Fresno Lucas Silveira, João Maldonado, Rê Adegas, entre outros. As performances podem ser vistas pelo Instagram TV da página @loopreclame.

Billboard Live At-Home

A revista de música norte-americana Billboard lançou na quinta-feira (19) uma série de performances ao vivo de sua página no Facebook. A cantora Jojo deu início ao projeto com a primeira live e será seguida por Luke Bryan, Josh Groban, Russell Dickerson e outros. Cada show promove doações a organizações beneficentes escolhidas pelos artistas.

#tamojunto

Entre sexta-feira (20) e domingo (22), o jornal O Globo organiza o festival de música virtual #tamojunto. Serão 32 performances de artistas nacionais como Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Nego do Borel, Duda Beat, entre outros, transmitidas em suas páginas no Instagram e no site e redes do jornal. Confira a programação completa aqui.

Lá de Casa

Das 17h às 24h, entre os dias 20 e 22 de março, o festival Lá de Casa leva 35 shows de artistas nacionais às livestreams do Instagram. O line-up completo está no perfil @festivalladecasa, e conta com Baby do Brasil, Ana Gabriela e a banda Hotelo, além de atrações de fotografia, cinema e artes plásticas.

Música em Casa

O festival Música em Casa começou nesta sexta-feira (20) no Instagram, com shows da cantora Sandy e o sertanejo Michel Teló, e segue com cinco lives por dia até 29 de março. Têm destaque ritmos variados da música nacional, com performances de Jão, Atitude 67, Paula Fernandes, Tropkillaz, entre outros. A programação pode ser vista no perfil @festivalmusicaemcasa, mas os shows serão transmitidos nas páginas oficiais dos artistas.

Third Man Public Access

A gravadora americana Third Man Records, fundada por Jack White, ex-integrante da dupla de rock The White Stripes, começa nesta sexta-feira (20) a transmitir ao vivo no YouTube shows realizados no estúdio em Nashville. O primeiro episódio foi com o guitarrista Luke Schneider. As performances vão ao ar todos os dias às 14h no horário de Brasília e devem continuar acontecendo por tempo indefinido. O público é encorajado a contribuir financeiramente via Venmo ou Paypal.

Fico em Casa BR

Iniciativa inspirada pelo festival português de mesmo nome — que ainda acontece até dia 22 —, o Fico em Casa BR vai do dia 24 a 27 de março. Serão 76 shows de artistas nacionais transmitidos ao vivo no Instagram. A programação conta com nomes como Daniela Mercury, Paulo Miklos, Emicida e Valesca Popozuda, e pode ser vista na página @festivalficoemcasabr.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Você ainda tem 3 conteúdos grátis neste mês.