Ir direto ao conteúdo

‘Dreams’: o game que permite desenvolver os próprios games

Título foi lançado em fevereiro para o PlayStation 4, estimulando a criatividade dos jogadores

    Temas

    Em fevereiro, o estúdio Media Molecule lançou o título “Dreams”, para PlayStation 4. O game dá ao usuário a possibilidade de desenvolver os próprios games: cenários, personagens, itens e as regras estão incluídos no pacote.

    Além de criar os próprios games, o usuário pode jogá-los e compartilhá-los com outras pessoas.

    O Media Molecule levou um período longo para desenvolver o produto. Anunciado em 2013, ele foi lançado oficialmente só sete anos depois.

    A crítica especializada aprovou o resultado. O site americano IGN deu a “Dreams” uma nota 9, de 10 pontos possíveis, destacando como o limite do jogo é a imaginação do usuário. O jornal britânico The Guardian deu ao game quatro estrelas, de cinco possíveis, elogiando a forma como “Dreams” ensina princípios do desenvolvimento de jogos ao usuário.

    A promessa do estúdio é que “Dreams” receba atualizações constantes, para a correção de erros e o acréscimo de mais funcionalidades ao game.

    As recriações em ‘Dreams’

    Apesar do jogo incentivar a criação de jogos, muitos usuários decidiram recriar games clássicos usando a plataforma. O Nexo apresenta três delas:

    “Super Mario Bros” (1985)

    A franquia “Super Mario Bros.” teve início na década de 1980, e o encanador italiano se tornou o símbolo da Nintendo.

    Neste vídeo, o canal de YouTube Nintendo Life apresenta algumas criações em “Dreams” que utilizaram o personagem criado pelo japonês Shigeru Miyamoto.

    “Tomb Raider” (1996)

    Os jogos da franquia “Tomb Raider” também foram recriados em “Dreams”.

    A personagem Lara Croft surgiu em 1996, caracterizada como uma exploradora que viaja o mundo buscando tesouros. A heroína protagonizou três filmes: dois estrelados por Angelina Jolie (“Garota, interrompida”), e um com Alicia Vikander (“A garota dinamarquesa”).

    “P.T.” (2014)

    Em 2014, o designer japonês Hideo Kojima se uniu com o cineasta Guillermo del Toro para a produção do game “Silent Hills”, título que integraria a franquia de terror “Silent Hill”, criada em 1999.

    Naquele ano, a desenvolvedora Konami lançou “P.T.”, uma versão demo que serviria de teste para “Silent Hills”. O projeto acabou sendo cancelado, mas “P.T.” ganhou sobrevida em “Dreams”.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!