Ir direto ao conteúdo

O projeto que publica contos em inglês inspirados em notícias

Site encomenda textos ficcionais inéditos a escritores a partir de manchetes de jornais para dar uma nova perspectiva sobre temas do noticiário

    Temas

    Recém-lançado, o projeto The Chronicles of Now (as crônicas do agora) publicará, a cada semana, um novo conto inspirado em manchetes de notícias. São histórias encomendadas a autores de ficção publicados e conhecidos, como a americana Carmen Maria Machado. Estão disponíveis, em inglês, no portal da iniciativa, colocado no ar na segunda-feira (2).

    Seu criador e editor é o americano Tyler Cabot, que já trabalhou como editor de ficção da revista Esquire. Por enquanto, o conteúdo do site é gratuito, mas deve se tornar mediado por uma assinatura no futuro.

    Em um dos experimentos, o escritor irlandês Colum McCann cria o monólogo interno que acompanha a jogadora da seleção americana de futebol Megan Rapinoe antes de marcar um gol decisivo em uma partida da Copa do Mundo de 2019. Sua matéria-prima foi uma notícia sobre o jogo publicada pelo jornal The Washington Post.

    A ideia é que os textos ficcionais sejam um ponto de partida para que o leitor procure saber mais sobre os acontecimentos reais que os inspiraram. Com esse propósito, cada narrativa é acompanhada por uma barra lateral que fornece alguns fatos essenciais e informações de contexto sobre o assunto, além de indicações de links para outros textos e materiais, como documentários, para aqueles que querem se aprofundar.

    Segundo Cabot, o projeto pretende também ser uma alternativa ao excesso de notícias ao qual as pessoas são expostas hoje, abrindo espaço para uma reflexão mais detida sobre fatos do noticiário e fornecendo outra visão sobre eles. Em sua experiência, o tratamento que escritores de ficção dão às atualidades atinge leitores de maneira distinta da cobertura tradicional.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: