O clima do Brasil e a transmissão do coronavírus, segundo este professor

O ‘Nexo’ falou com o virologista e professor da USP Edison Durigon sobre a relação entre a propagação da doença e o calor durante uma pandemia de um novo vírus

    NOTA DE ESCLARECIMENTO: A entrevista com o professor da USP Edison Luiz Durigon foi publicada originalmente em 29 de janeiro de 2020, antes do primeiro registro de caso do novo coronavírus no Brasil. Em nova entrevista ao 'Nexo', em 16 de março de 2020, Durigon afirmou que, embora o clima dificulte a circulação do novo coronavírus no país, ela pode ocorrer pelo fato de o vírus Sars-Cov-2, que causa a doença covid-19, ser novo e não encontrar barreira imunológica na população. "Ninguém tem anticorpo ainda. Por isso, ele vai ter uma curva [de expansão] muito mais exponencial do que os outros vírus, mesmo não tendo o mesmo poder de infecção que teria no inverno, com clima seco, em que a transmissão por gotículas [de saliva] é mais fácil". Segundo ele, é a primeira experiência de uma pandemia de coronavírus em clima tropical. O professor aponta que a aglomeração das grandes cidades também contribui para a propagação da doença. "Mesmo que ele se transmita mal no calor, ele vai infectar muita gente no metrô, com milhões de pessoas." Durigon é doutor em microbiologia e consultor da OMS (Organização Mundial de Saúde) em biossegurança desde 2004. Entre 2010 e 2012, coordenou projeto de pesquisa sobre a circulação de outros tipos de coronavírus em São Paulo. Abaixo, a entrevista original, conduzida em 29 de janeiro de 2020, antes da chegada do coronavírus ao Brasil.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.