Ir direto ao conteúdo

Esta plataforma online permite realizar experimentos musicais

Site criado pelo Google tem espaço para tocar notas, criar músicas e ilustrar desenhos com sons

    Temas

    O site Chrome Music Lab permite a qualquer um experimentar com a música online. A página é um simulador de experimentos musicais e não de instrumentos específicos, como piano ou violão. A iniciativa é do Google e pode ser acessada de computadores, tablets ou celulares.

    A plataforma foi lançada em março de 2016 como parte do “Music in Our Schools Month”, uma data comemorativa da Associação Nacional para Educação Musical que busca dar visibilidade ao ensino de música nos Estados Unidos.

    O site conta com um espectrograma interativo em que é possível gravar e fazer repetir os próprios sons vocais. Espectrogramas são ferramentas que dividem sons nas várias frequências que os compõem e os expressam visualmente.

    Um experimento chamado Kandinsky permite fazer desenhos, e transforma cada traço em uma nota. Ao clicar nos traços do desenho, a plataforma toca as notas, como se fossem instrumentos de corda.

    Já uma plataforma dedicada a ritmo permite criar batidas com dois sons de tambor, um mais grave e outro mais agudo, além de um som de triângulo.

    Há ainda uma página em que é possível criar faixas de música, colorindo pontos que representam notas musicais. Aqueles mais próximos do canto inferior são mais graves do que os mais próximos do canto superior.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!