Por que o azul clássico é a cor que simboliza o ano de 2020

Todo ano a empresa americana Pantone elege uma cor para retratar o estado do mundo e necessidades da sociedade

    Temas

    O azul clássico é a cor ideal para 2020 por representar paz, mente aberta e comunicação. A escolha é de uma das maiores especialistas do mundo no assunto, a empresa americana Pantone.

    Segundo afirmou em nota, esse tom de azul “evidencia nosso desejo por uma fundação confiável e estável sobre a qual se pode construir à medida que ingressamos em uma nova era”.

    Todo ano, a Pantone elege uma cor do ano com base em pesquisas sobre tendências de comportamento e análise das correntes culturais. A intenção é retratar o estado do mundo e as necessidades da sociedade.

    Na visão da empresa, “o Classic Blue traz uma sensação de paz e tranquilidade ao espírito humano, oferecendo refúgio. Um tom azul reflexivo, o Classic Blue encoraja a resiliência”. Na escala criada pela Pantone, o azul clássico tem o número 19-4502.

    O céu ao entardecer não é o azul da meia-noite, é pensativo, mas não é tão profundo e misterioso, disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, à revista Time. “Ele fala dos nossos sentimentos de antecipação. Quando você pensa no céu ao entardecer, o dia não acabou. Você está pensando: o que vem agora? É reconfortante, mas instigante.”

    A cor escolhida para 2019 foi o “coral vivo”, que evocaria, segundo a empresa, os “aspectos desejáveis, familiares e energizantes da cor quando vista na natureza”.

    Como funciona a tabela Pantone

    As referências pesquisadas para a escolha da cor do ano podem incluir filmes de sucesso, coleções de arte em destaque, tendências da moda e design, destinos de viagem em alta, assim como informações sobre estilos de vida e fatores socioeconômicos. Além disso, influências de aplicativos, redes sociais e da tecnologia em geral também são avaliadas.

    A empresa é responsável pela tabela de cores Pantone Matching System (sistema de combinação da Pantone, em tradução livre), lançada em 1963. É uma das principais referências para diversos setores, como moda, publicidade, decoração, embalagens, impressão e design industrial. No sistema, cada cor é identificada por um número e registrada como propriedade da Pantone.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: