Ir direto ao conteúdo

A plataforma de Oxford que traz 350 cursos gratuitos em inglês

Iniciativa surgiu em 2008, e já tem mais de 21 milhões de downloads. Acesso e reprodução são gratuitos

    Temas

    A Universidade de Oxford é uma das mais tradicionais do Reino Unido e do mundo. Fundada em 1.096, a instituição já teve alunos notáveis como o físico Stephen Hawking, o escritor J.R.R. Tolkien, o ex-presidente americano Bill Clinton e o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Até 2019, Oxford acumulava 72 prêmios Nobel, em diferentes áreas do conhecimento.

    Para difundir conhecimento produzido ali, a universidade criou uma plataforma online chamada Open Education. Nela, usuários podem encontrar cerca de 350 cursos, nos formatos de vídeos e podcasts, sobre os mais diferentes temas.

    Bioética, fundamentos do pensamento crítico, análise literária da obra de William Shakespeare, os preceitos básicos do desenho artístico e os mecanismos psicológicos da depressão são alguns dos temas contemplados por cursos presentes na plataforma. Todas as aulas são em inglês.

    Além de oferecer os cursos aos usuários, a universidade colocou todas as aulas sob licença de Creative Commons, o que significa que elas podem ser reproduzidas e redistribuídas gratuitamente, sem a necessidade de uma permissão, apenas com o compromisso de citar a fonte original do conteúdo.

    A iniciativa começou em 2008 e já conta com mais de 5.500 horas de conteúdo, que contam com a participação de mais de 3.000 acadêmicos diferentes. Ao todo, a plataforma já tem mais de 21 milhões de downloads.

    Uma iniciativa brasileira

    A USP (Universidade de São Paulo), principal instituição de ensino superior no Brasil, possui uma iniciativa similar no YouTube.

    O Canal USP conta com cerca de 133 mil inscritos e centenas de aulas sobre os mais diversos temas, de jornalismo digital a fundamentos da economia. Os vídeos são publicados diariamente.

    Além do Canal USP, a instituição oferece cursos gratuitos em outras plataformas, como Coursera e Veduca.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!