Ir direto ao conteúdo

Este site permite visualizar a estrutura das moléculas em 3D

Imagens ajudam a entender a posição de cada átomo entre si, algo determinante para a forma como as moléculas interagem com o ambiente

Geometria molecular é o nome dado para o arranjo tridimensional entre os átomos de uma molécula. Isso inclui seu formato, a distância entre um átomo e outro, os ângulos de suas ligações, entre outros aspectos.

A configuração tridimensional ajuda a definir a forma como ela interage com o ambiente e com outros elementos químicos. Influencia ainda propriedades como a cor, o magnetismo, a polaridade e a atividade biológica da molécula.

A representação das moléculas nos estudos de química, normalmente, ocorre por meio de desenhos em duas dimensões, em que os aspectos tridimensionais das ligações entre os átomos são apresentados por diferentes símbolos.

No desenho abaixo a ligação entre o átomo C e os átomos A é representada por apenas um traço, indicando que todos se encontram no mesmo plano. Já o átomo A está ligado ao B por meio de um triângulo preto, que indica que o átomo B está à frente do plano C. Já a ligação entre C e D é ilustrada com sucessivos pequenos traços, indicando que D está no plano atrás de C.

O site Molview permite ir além dessa lógica ao apresentar as moléculas de forma tridimensional, com possibilidade de serem movimentadas pelo usuário. A plataforma se diz voltada “a qualquer um no mundo, incluindo estudantes, professores e cientistas”.

Por exemplo: a quinina é uma substância usada há séculos na medicina como analgésico e antitérmico. Ela geralmente é disponibilizada na forma de um pó branco, de sabor amargo, empregado para o tratamento de malária e arritmias cardíacas. Sua fórmula química é C20H24N2O2.

As duas imagens abaixo, reproduzidas no Molview, representam uma molécula de quinina. A primeira é uma representação por meio de um desenho de duas dimensões e a outra, de três dimensões.

A cafeína (C8H10N4O2) é um composto químico encontrado na natureza, em determinadas plantas. Ele atua como estimulante no sistema nervoso central, e geralmente é consumido em bebidas.

O site foi lançado em 2014 por Herman Bergwerf, um programador formado em nanobiologia pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. A vantagem de apresentar esses modelos aos alunos é o fato de que eles tornam mais claro o caráter tridimensional das moléculas do que ocorre ao apresentar apenas representações bidimensionais.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!