Ir direto ao conteúdo

O arquivo online gratuito com quase 7.000 games antigos

Iniciativa do Internet Archive reúne jogos de computador da era MS-DOS, entre eles títulos famosos que ajudaram a moldar a indústria

 

A indústria dos videogames hoje faz jogos com tecnologias avançadas e visual cinematográfico. Mas há quem prefira os recursos limitados de games antigos.

Uma iniciativa do Internet Archive reúne gratuitamente milhares de jogos de computador da era MS-DOS, ou Microsoft Disk Operating System, um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e usado entre os anos 1980 e 1990.

Disponível desde 2015, a página recebeu em outubro de 2019 uma nova leva de 2.500 desses games. Entre eles estão lançamentos famosos de décadas atrás, que ajudaram a moldar o mercado de videogames. Todos podem ser jogados em um emulador online.

Hoje, o arquivo conta com quase 7.000 jogos que podem ser acessados pelo navegador. A atualização com novos games de MS-DOS é resultado de um projeto chamado eXoDOS, que exigiu o trabalho de programadores e pesquisadores.

Lançado em 1996, o Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a catalogar e disponibilizar recursos multimídia online. Isso inclui desde informações sobre sites antigos, alguns deles fora do ar, até arquivos de áudio, softwares, filmes e livros.

Alguns jogos disponíveis

No blog do Internet Archive, o historiador de tecnologia Jason Scott escreve que o sistema “DOS continuou consistente de algumas maneiras no decorrer dos últimos (quase) 40 anos, mas muita coisa mudou debaixo do capô”.

Scott está envolvido em outros projetos de jogos do Internet Archive, incluindo um dedicado a jogos portáteis. Sempre que disponíveis, são agregados os manuais dos games.

 

Entre os arquivos disponibilizados está o jogo Doom, lançado originalmente em 1993. É um clássico entre os games de atirador, em que o jogador vive um agente do espaço que luta contra monstros do inferno.

 

Alone in the Dark, uma série de jogos de horror e sobrevivência desenvolvida originalmente pelo estúdio Infogrames, é baseada na obra do escritor H. P. Lovecraft. O jogador vive a pele de Edward Carnby, um investigador que desbrava locais com criaturas semimortas.

Foto: Reprodução
Cena de abertura de Mr. Blobby
Cena de abertura de Mr. Blobby
 

Entre os jogos recomendados pelo próprio Jason Scott está Mr. Blobby, um jogo de aventura baseado em um personagem do programa de televisão de comédia da BBC Noel's House Party. O protagonista é uma figura rosa gorducha coberta de pontos amarelos que sorri ininterruptamente e é capaz de dizer apenas “blobby”.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!