Ir direto ao conteúdo

Esta seleção de mapas históricos retrata 4 séculos de Brasil

Professor reuniu imagens de cartografia que ilustram importantes mudanças do país entre 1519 e 1886

Foto: Reprodução
Mapa com a foz do Rio Amazonas
Mapa do Brasil em 1519

O trabalho “Mapas antigos do Brasil” compila 32 mapas históricos que abrangem as mudanças no traçado do país entre os séculos 16 e 19.

O material foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, segundo o site de arquitetura e urbanismo ArchDaily. O documento está disponível online para consulta na plataforma Slideshare.

O conteúdo foi organizado por Luiz Carlos da Silva, mestre em geologia e professor da rede pública do Rio de Janeiro. Segundo ele, os originais dos mapas podem ser encontrados na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e na Biblioteca Nacional de Portugal.

Silva escreve que a compilação quer oferecer “a oportunidade de observar essas relíquias cartográficas que retratam a evolução do conhecimento geográfico a respeito do território brasileiro, ao longo de quatro séculos”.

Mapas que contam a história do Brasil

Cada mapa é exibido em uma peça de slide. A primeira delas é a imagem que abre este texto, com um detalhamento da costa brasileira de 1519, com ilustrações que representam a exploração de Pau-Brasil na costa do país.

Outro mapa, elaborado por Nicolas Sanson em 1656, detalha a foz do rio Amazonas e a hidrografia do interior do Brasil.

Foto: Reprodução
Mapa com a foz do Rio Amazonas
Mapa com a foz do Rio Amazonas
 

Já o mapa abaixo, elaborado por João Teixeira Albernaz II, detalha o contorno da costa do Rio de Janeiro em 1666.

Foto: Reprodução
Mapa da costa do Rio de Janeiro, em 1666
Mapa da costa do Rio de Janeiro, em 1666
 

O compilado está disponibilizado com um tipo de licença Creative Commons que permite que o conteúdo seja compartilhado gratuitamente, mas não editado ou usado para fins comerciais.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!