Ir direto ao conteúdo

Este site permite pegar livros digitais em inglês emprestados

Biblioteca digital reúne milhares de obras para leitura no computador, celular e e-readers

 

Livros digitais, ou e-books, podem ser lidos em celulares, computadores, tablets ou leitores específicos para eles, como os e-readers. Além de mexer na forma como as obras são comercializadas, o formato atualizou a maneira pela qual instituições como bibliotecas funcionam.

Um exemplo disso é a Open Library, uma biblioteca digital ligada ao Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos criada em 1996 e baseada em San Francisco, dedicada ao compartilhamento gratuito de cultura online. Ela possui um catálogo de milhares de livros em inglês, organizados entre romances, biografias, livros de receitas, ciência, fantasia e arte.

Por meio de sistemas como os da Open Library, os livros digitais são emprestados aos leitores, mas não são devolvidos — os arquivos se autodeletam após certo tempo no aparelho do leitor, ou então o acesso online a eles é suspenso.

Além disso, assim como acontece com as bibliotecas tradicionais, as virtuais têm um número limitado de arquivos de uma obra que podem ser disponibilizados simultaneamente.

O site disponibiliza, inclusive, grandes sucessos, como “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, de J. K. Rowling, com 86 cópias, e “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins, com 19 cópias.

O Internet Archive é bancado por várias fontes de recursos, como bolsas, doações e verbas da Kahle/Austin Foundation.

Como ler os livros da Open Library

Para pegar os livros virtuais emprestados no site da Open Library, basta se registrar no Internet Archive, fazer o login, buscar no catálogo da instituição e escolher uma obra. Cada usuário pode pegar até cinco livros emprestados simultaneamente, e cada um deles fica disponível no seu aparelho de leitura por 14 dias. É possível devolver os livros antes desses 14 dias e abrir espaço para o empréstimo de outros.

A página disponibiliza livros nos formatos digitais BookReader, PDF e ePub. Os livros disponíveis no formato BookReader podem ser lidos no próprio navegador da internet. Para fazer o download dos livros em outros formatos digitais, a página recomenda baixar o programa Adobe Digital Editions e criar uma conta junto à empresa Adobe.

Todas as obras da biblioteca estão disponíveis em BookReader, enquanto os outros formatos estão restritos apenas a alguns livros. Ao logar em sua conta do Internet Archive a partir de qualquer aparelho, o usuário pode ter acesso à sua carteira de livros emprestados.

A Open Library disponibiliza ainda uma sessão de livros clássicos, que estão em domínio público, para download gratuito. Entre eles estão a “Odisseia”, de Homero, ou “Hamlet”, de William Shakespeare.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!