Ir direto ao conteúdo

Este site colaborativo reúne o som de pássaros pelo mundo

Plataforma criada por holandeses permite ouvir gravações de diferentes espécies e países

 

Criado em 2005 pelo matemático Bob Planqué, e pelo físico Willem-Pier Vellinga, ambos ornitólogos, o site xeno-canto tem o objetivo de reunir cantos de pássaros, melhorar o acesso a esses animais e aumentar o conhecimento sobre eles. Hoje, tem mais de 400 mil gravações, e é a maior iniciativa do tipo no mundo.

A plataforma é alimentada por uma comunidade online. Qualquer membro pode disponibilizar gravações de sons de pássaros que tenha feito. Hoje, a plataforma abrange cantos não só das Américas do Sul e Central, mas também de outras partes do globo.

O site possui um mapa interativo. Segurando a tecla shift e o botão esquerdo do mouse é possível delimitar um quadrado, que leva a um zoom no mapa em que várias opções de gravações para audição são destacadas. Clicando em cada ponto no mapa, é possível ouvir o canto do pássaro e obter informações sobre a  espécie.

 

A exploração pode ser feita pela taxonomia dos pássaros, ou seja, pela classificação feita no campo da biologia sobre eles. Uma página no site traz a lista com as várias ordens em que a classe das aves é dividida. Clicando na ordem Struthioniformes, por exemplo, é possível ter acesso à família Struthionidae, ao gênero Struthio e às espécies de avestruzes Struthio camelus e Struthio molybdophanes.

Ao clicar sobre as espécies, o leitor é direcionado a uma página com sua distribuição geográfica, assim como uma gravação de seu som. Há também uma página com uma seleção aleatória de gravações.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: