Ir direto ao conteúdo

Este site é um guia para os subgêneros da música eletrônica

Projeto lançado há duas décadas ganhou uma atualização e agora apresenta 166 subtipos

Temas
 

Desde o início do século 20, quando surgiram seus precursores, até hoje, a música eletrônica se ramificou em centenas de subgêneros.

O site Ishkur's Guide to Electronic Music busca abarcar esse desenvolvimento em um fluxograma, onde é possível  navegar (e ouvir) diferentes épocas e estilos do gênero.

Ao clicar em um dos pontos que trazem, ao lado, o nome de um subgênero, o site reproduz uma música que o represente e exibe informações sobre quando ele surgiu e de qual cena faz parte. Há também um texto opinativo e irreverente sobre o que caracteriza a música.

O guia, criado por Kenneth John Taylor, conhecido como Ishkur, teve uma primeira versão lançada em 1999. A atualização mais recente do site foi ao ar em agosto de 2019, e apresenta sons lançados durante os anos 2010.

Muita coisa mudou para a música eletrônica dos últimos 18 anos. De acordo com a revista Billboard, além do surgimento de novos subgêneros e de novas fusões com outros gêneros, como o funk, o metal e o hip-hop, ela se tornou um fenômeno muito mais mainstream nas últimas décadas, principalmente por meio da EDM (Electronic Dance Music).

Mesmo com as divergências que categorizações podem gerar, há muito para explorar no guia de Ishkur. O próprio autor esclarece, na seção “sobre” do site, que o guia privilegia a autenticidade à exatidão e busca entreter, mais do que informar. Suas músicas, disposição e opiniões mudam constantemente conforme Ishkur faz novas descobertas e as incorpora ao site.

Ele afirma que a maior parte de sua pesquisa foi feita offline, em revistas, documentários e coleções de discos. Na internet, Ishkur recorreu ao site Discogs e à Wikipédia, mas nunca às redes sociais, que ele não considera confiáveis.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!