Ir direto ao conteúdo

A programação infantojuvenil da TV Cultura no YouTube

Presente no segmento streaming desde 2017, emissora paulista vai transmitir Mundo da Lua e Ilha Rá-Tim-Bum em canal no site

 

A partir de sexta-feira (28), a TV Cultura passa a apostar no YouTube como plataforma para veicular sua tradicional programação infantojuvenil.

Segundo informações do site especializado em televisão NaTelinha, a emissora exibirá programas infanto juvenis clássicos, sobretudo dos anos 1980 e 1990, no canal “Eu Vi na Cultura”, que no momento tem apenas vídeos da abertura de alguns programas infantis. 

Desde dezembro de 2017, a TV Cultura veicula sua programação no aplicativo gratuito para streaming Cultura Digital, que realiza transmissões ao vivo, exibe programas do acervo da emissora, permite ouvir as rádios Cultura FM e Cultura Brasil e dá acesso aos canais educativos Univesp TV e Multicultura Educação.

Com essas movimentações, a emissora de televisão pública aumenta a variedade das plataformas de exibição da sua programação. Fundada em 1960, a TV Cultura é sediada em São Paulo e retransmitida em diversas regiões do Brasil.

Desde 1969, é gerida pela Fundação Padre Anchieta, entidade sem fins lucrativos que administra recursos advindos do governo do estado de São Paulo, verbas de doações e receitas publicitárias.

No decorrer de sua trajetória, a TV Cultura se especializou em programação educativa e informativa. Entre as suas principais atrações, fora do âmbito infantojuvenil, destacam-se o Jornal da Cultura, o programa de entrevistas Roda Viva e o Repórter Eco, telejornal especializado em ecologia.

Segundo nota no site da emissora, o novo canal no YouTube será lançado no dia 27 de junho de 2019 com uma transmissão em tempo real de uma maratona de 12 horas de conteúdo selecionado.

Depois disso, passarão a ser disponibilizados, semanalmente, episódios de programas infantis, começando com os primeiros episódios de Mundo da Lua, disponibilizados às terças, e Ilha Rá-Tim-Bum, às quintas-feiras. O canal ainda não divulgou o início da divulgação de outros programas como Glub Glub, Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó.

Mundo da Lua

Produzido entre 1991 e 1992, o seriado Mundo da Lua foi protagonizado pelo ator Luciano Amaral, e teve 52 episódios no total. Ele conta a história de Lucas Silva e Silva, um menino que ganha em seu aniversário de 10 anos um gravador de seu avô Orlando (interpretado por Gianfrancesco Guarnieri). Conforme surgem os conflitos da juventude, Lucas usa seu gravador para narrar histórias fantasiosas, ora viajando no tempo, ora encarnando personagens como um piloto de corrida e um craque do futebol.

Ilha Rá-Tim-Bum

Exibido entre julho e setembro de 2002, o seriado Ilha Rá-Tim-Bum conta a história de três adolescentes e duas crianças que ficam presos em uma ilha no meio do Oceano Atlântico, habitada por seres fantásticos. Um trio de fantoches conta as aventuras dos jovens, que começam a explorar o local, onde têm que lidar com o vilão Nefasto. Frequentemente, as histórias trazem lições de moral sobre a necessidade de respeitar a natureza.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: