Ir direto ao conteúdo

Este mapa localiza o cidadão mais famoso de cada cidade dos EUA

Projeto substitui os nomes das localidades pelos das pessoas às quais estão ligadas com base na quantidade de acessos à Wikipédia de 2015 a 2019

    Temas
     

    Se a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, decidisse trocar seu nome pelo de seu cidadão mais buscado na Wikipédia, teria de se chamar Donald Trump, o atual presidente do país. Barack Obama, seu antecessor no cargo, batizaria Chicago. Já São Francisco poderia colocar um letreiro na entrada: bem-vindo à cidade de Steve Jobs, o fundador da empresa de produtos eletrônicos Apple.

    O projeto The Pudding, que se propõe a explicar questões culturais relevantes de forma visual e interativa, decidiu trocar os nomes de todas as cidades do país pelos de seus conterrâneos, moradores ou pessoas que de alguma forma se conectaram à localidade. Mas seguiu um critério para isso: destacou apenas as personalidades mais procuradas na enciclopédia digital. O resultado foi um mapa de pessoas dos Estados Unidos (A People Map of the USA).

    A iniciativa usou dados da Wikipédia de julho de 2015 a maio de 2019, baseando-se na associação feita entre cidades e pessoas em milhares de biografias escritas pelos próprios usuários. As personalidades mais influentes de cada localidade foram definidas por meio da média de visualizações das páginas.

    Há mais de uma cidade com o mesmo nome: por exemplo, além de Nova York, Trump é Bedminster, onde possui um clube de golfe. Steve Jobs é São Francisco, sua cidade natal, e também Portland, onde estudou.

    O mapa traz ainda uma pequena biografia de cada pessoa e possui uma versão do Reino Unido, com divisões mais detalhadas (a cidade de Londres foi repartida em bairros, sendo que o central, Mayfair, leva o nome da rainha Elizabeth 2ª).

    Cidades rebatizadas

    Los Angeles, Califórnia

    A cidade se chamaria Elon Musk, nome do bilionário fundador de empresas como a SpaceX, que ofereceu um voo comercial à Lua em 2011, e da Tesla Motors, que produziu um carro totalmente elétrico em 2012. Apesar de ter nascido em Pretória, na África do Sul, seus negócios estão em Los Angeles.

    Dobbs Ferry, Nova York

    O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, nasceu na cidade de White Plains, em Nova York, mas foi criado em Dobbs Ferry, também no estado. Ele estudou na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, onde conheceu os colegas com quem viria a fundar a plataforma que o deixou famoso. Atualmente, vive na Califórnia.

    Memphis, Tennessee

    Ícone da música americana, Elvis Presley nasceu, na verdade, em Tupelo, no Mississippi. Foi em Memphis, porém, que viveu entre 1948 e 1977. É lá que está a mansão Graceland, transformada em museu, que se tornou um dos pontos mais visitados do estado, com 600 mil visitas ao ano.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: