Ir direto ao conteúdo

Este artista pinta paisagens dentro de latinhas de metal

No Instagram, Matthew Betancourt publica imagens das pinturas sobrepostas aos endereços reais que inspiraram as obras

    Temas
     

    O mundo do artista americano Matthew Betancourt é minimalista: cabe em uma lata retangular de 28 por 23 centímetros.

    Radicado em Bergen, o segundo maior município da Noruega, Betancourt pinta paisagens da cidade com tinta a óleo em pequenas latas metálicas da Fisherman’s Friend, a marca de pastilhas mentoladas criada pelo farmacêutico britânico James Lofthouse, em 1865.

    O projeto, intitulado “MiniTins”, faz parte da galeria Bergen Box, fundada por Betancourt. A partir desta sexta-feira (26), 30 latinhas serão expostas na galeria Kunsthuset Wendelboe. Segundo o artista, as peças têm inspiração nas obras do pintor holandês Rembrandt (1606-1669) e do sueco-norueguês Odd Nerdrum.

     

    No Instagram, ele publica fotografias das pinturas sobrepostas aos endereços que inspiraram os trabalhos.

    Formado em engenharia biomédica na Universidade Politécnica da Califórnia, em San Luis Obispo, em 2016, Betancourt se declara autodidata - segundo sua biografia no seu site oficial, ele assistiu apenas uma aula de pintura no primeiro ano da faculdade.

    Em 2017, venceu o concurso Santa Maria Utility Box Art, uma forma de arte de rua que utiliza caixas de papelão como base para as obras. Na sequência, ele se mudou dos Estados Unidos para a Europa e iniciou a carreira artística.

     

    Além de Betancourt, dois outros artistas americanos são famosos por usar pequenas latas como base para seus trabalhos: Glenn Dean, que faz rascunhos em caixas vazias da bala Altoid, e Heidi Annalise, que retrata paisagens naturais do estado norte-americano do Colorado.  

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: