Ir direto ao conteúdo

O acervo digital de arquitetura modernista

Projeto que disponibiliza 6.000 revistas e 2,5 milhões de páginas digitalizadas foi criado para combater a escassez de fontes sobre o assunto na internet

    Maior arquivo digital aberto dos Estados Unidos sobre a arquitetura residencial modernista, o USModernist surgiu quando um não arquiteto buscava ideias de design na internet para uma casa que queria construir para a família. Em sua empreitada virtual, o executivo George Smart ficou impressionado com duas coisas:

    • Uma casa desenhada em 1954 pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano na Carolina do Norte, conhecida por seu telhado em forma de origami (ou borboleta, para alguns) havia passado anos abandonada, sendo destruída por tempestades e atos de vandalismo, até ser demolida por uma empreiteira, em 2001
    • Existia uma enorme escassez de fontes online sobre arquitetura modernista

    Foi o segundo ponto que o fez tomar uma decisão. “Uma busca no Google por ‘casas modernistas’ mostrava apenas um pouco das mais icônicas obras-primas, mas era tudo que tinha sobre isso”, contou ao site CityLab. A partir daquele momento, ele, que é filho de um arquiteto, decidiu montar sua própria base da dados sobre o tema.

    Em 2007, lançou um pequeno site focado nas casas da região de Raleigh, na Carolina do Norte. Mas a iniciativa foi sendo ampliada: Smart passou a se interessar pela obras espalhadas pelo estado e, depois, pelo país.

    O atual acervo

    Em 2009, o hobby foi convertido no atual projeto sem fins lucrativos, que visa a documentação, preservação e promoção da arquitetura modernista.

    Um salto, em termos de conteúdo, ocorreria quatro anos depois, quando um corretor de seguros decidiu doar um carregamento de revistas antigas de arquitetura. Com a ajuda de voluntários, ele começou a escanear o material.

    Atualmente, o acervo disponibiliza 6.000 edições de revistas publicadas desde 1800 especializadas em arquitetura, com 2,5 milhões de páginas possíveis de serem baixadas. O site armazena 750 gigabytes de conteúdo.

    O USModernist também conta com uma galeria dedicada aos arquitetos americanos e estrangeiros mais conhecidos e um podcast apresentado por Smart sobre o assunto.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: