Quem é Davi Alcolumbre, o novo presidente do Senado

Com apoio do ministro Onyx Lorenzoni, senador do DEM derrotou Renan Calheiros e terá o maior desafio em seus quase 20 anos de carreira política, até então de pouca expressão

     

    O novo presidente do Senado foi eleito no sábado (2), com ajuda direta do Palácio do Planalto, na figura do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e de outras forças do parlamento, entre as quais o senador Tasso Jereissati (CE), ex-presidente do PSDB. A união colocou no comando da casa legislativa Davi Alcolumbre (AP), após dois dias de muito tumulto em plenário.

    Onyx é do mesmo partido de Alcolumbre. Trata-se do DEM, o antigo PFL, que após 20 anos volta a presidir o Senado. E o adversário comum na eleição interna era Renan Calheiros (MDB-AL), alvo de quase uma dezena de processos no Supremo Tribunal Federal e símbolo de uma “velha política” que tanto o governo do presidente Jair Bolsonaro quanto o novo chefe do Senado dizem combater.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.